VOLTANDO AO ETANOL E À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

VOLTANDO AO ETANOL E À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

 

No texto "Notas sobre o Etanol" eu mencionei as diferenças nos processos de obtenção de etanol no Brasil e nos EUA com base no conceito de Balanço Energético, e comentei sobre o problema da eficiência energética e econômica destes combustíveis. Ao final do texto falei que comentaria futuramente a questão da eficiência energética dos combustíveis e dos motores. Pois agora voltarei ao tema.

O etanol, como bem sabem os proprietários de carros flex, consome 30% mais combustível que a gasolina comum, dados os mesmos valores na taxa de compressão do motor, como é o caso dos carros flex. Em carros feitos para rodar exclusivamente com álcool esta relação pode ser menor, porque o álcool, dadas suas propriedades químicas, permite atingir taxas de compressão maiores no cilindro e, portanto, um rendimento térmico melhor. Mas tomando esta relação energética por base, isto significa que o etanol tem que ser no mínimo 30% mais barato que a gasolina, pois se for mais caro que isso, a gasolina irá compensar pela economia.

Nos motores diesel essa relação é um pouco menor. O litro de biodiesel contem cerca de 86% da energia que um litro de diesel comum possui. Isto significa que um motor que rode exclusivamente com diesel será 14% mais econômico que um que rode exclusivamente com biodiesel. A diferença é bem menor que a da gasolina com o etanol, mas o biodiesel é bem mais caro de obter que o diesel, por depender de complexos processos químicos.

Deste modo, fica claro que para ser economicamente eficiente, o álcool deve custar no máximo 70% do preço da gasolina, e o biodiesel no máximo 86% do preço do diesel. No Brasil, apesar da tão propagada eficiência na produção de etanol, que é real, como já foi mostrado no outro texto, há um "subsídio" indireto para a produção de álcool. Este subsídio indireto é a CIDE, que é maior na gasolina que no diesel e no etanol. Este tributo tem incidência muito menor sobre o álcool, o que já representa uma diferença significativa no preço ao consumidor.

A questão que se coloca é: até onde vale a pena subsidiar determinados tipos de combustível? No texto de Martin Wolf, postado hoje pela manhã neste blog, o autor discutia algumas medidas fundamentais para racionalizar o uso de combustíveis alternativos, e uma delas era a criação de um mercado mundial livre para estes produtos, sem barreiras protecionistas. Voltarei neste ponto em outro texto, discutindo eventuais impactos do livre comércio nos mercados agrícolas.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PROBLEMA DO DÉFICIT HABITACIONAL - PARTE 2

O ELEITOR BRASILEIRO E O EFEITO MÚCIO

COMENTÁRIOS SOBRE O CENÁRIO ATUAL