A CONTRIBUIÇÃO DE INTERVENÇÃO SOBRE O DOMÍNIO ECONÔMICO (CIDE)
O automóvel é um grande símbolo da individualidade e da liberdade. Além de ser um símbolo, ele é de fato um "veículo" dessa individualidade e liberdade, pois permite que seu condutor determine por onde quer ir, como, a que velocidade e por quais caminhos. No entanto, o automóvel tem sido tratado no Brasil como um item de luxo, de consumo exclusivo das classes médias e altas, e por isso mesmo, tributados
Não bastassem esses tributos, que incidem diretamente sobre a fabricação e venda dos automóveis, ainda há os impostos sobre os combustíveis. Há um, no entanto, que é o mais curioso de todos, que representa mais ou menos cinco centavos por litro de gasolina e 1 centavo por litro de diesel, e aproximadamente 2 centavos para cada
Como é de conhecimento de todos, o objetivo desse tributo seria fazer investimentos em infra-estrutura, mas na verdade seus recursos tem sido desviados para fazer caixa para o governo poder gastar em programas assistencialistas do tipo bolsa-voto. Para se ter uma idéia apenas do volume de recursos que a CIDE representa, basta ver que em 2006, no Paraná, foram consumidos
Multiplicando o consumo de óleo diesel, álcool hidratado e gasolina apenas, o valor da CIDE seria igual a R$ 1,371 bilhões, ou
Esses valores se referem apenas ao Estado do Paraná, podendo se ter uma idéia dos recursos que não são arrecadados pelo Estado da São Paulo quando o assunto é CIDE. Certamente é dinheiro mais que suficiente para completar o RODOANEL, e fazer outras tantas obras necessárias para desafogar o trânsito da capital paulista. Dinheiro até mesmo para ampliar o tão aclamado metrô, nem que seja apenas para mostrar o quão pouco ele irá impactar o trânsito da cidade. E aí vem uma pergunta: se o dinheiro não é gasto em benefício dos motoristas, porque ele é cobrado apenas por aqueles que têm carro?
Nota sobre o meio ambiente
Os dados da ANP sobre o consumo de combustíveis também permitem tirar outra conclusão. Foram consumidos em 2006 1,645 bilhões de litros de gasolina e 3,388 bilhões de litros de diesel. Sendo assim, quem é mais responsável pela emissão de poluentes: os veículos de passeio ou os veículos de carga e transporte? Isso sem considerar outros fatores, como a idade média da frota e a emissão de poluentes, que tendem a ser maiores nos motores diesel, e maiores ainda nos veículos mais velhos.
Sobre as alíquotas da CIDE:
http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CIDEComb/default.htm#ORIGEM
Dados da ANP:
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