SOBRE O ELITISMO DA ESQUERDA

            A maioria das pessoas militantes de esquerda que conheço são pessoas que acreditam-se pertencentes a uma espécie de elite intelectual. Pela própria essência dos movimentos coletivistas não poderia ser diferente, afinal de contas a proposição básica de qualquer coletivista é a de que os indivíduos são perigosos e egoístas, e que alguém deve pensar no bem estar coletivo. Os seres capazes de tal ato de benfeitoria são sempre os esquerdistas, auto-declarados representantes da sociedade civil organizada, portadores do progresso, da ciência, da luz, capazes de esclarecer e conscientizar as pessoas.

            Esse elitismo perpassa praticamente todas as condutas dos esquerdistas, e se transforma, inclusive, numa espécie de moralidade. Eles se apoderam dos púlpitos nas igrejas, das vagas nos serviços públicos, de cargos em empresas e partidos sem se sentir responsável por qualquer conseqüência que seu trabalho (ou a falta dele) possa ocasionar. Os coletivistas pregam uma moralidade coletiva que a sociedade deveria adotar, mas que não é, de modo algum, correspondente com seu próprio comportamento.

            Este comportamento dos esquerdistas pode (e deve) ser explorado pelos liberais. Na propaganda política, as esquerdas posam de amigas do povo,  portadoras das suas esperanças. No entanto, os esquerdistas são, em geral, extramente opostos ao povo, e a tudo que é popular. Entre as coisas defendidas pelos coletivistas, mas que são extremamente impopulares estão:

·        Defesa do aborto;

·        Defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente;

·        Valorização do homossexualismo em oposição às relações heterossexuais tradicionais, como o casamento;

·        Apologia à infidelidade conjugal;

·        Uso de drogas e apologia aberta a sua liberação;

·        Apologia à promiscuidade, bissexualismo e até mesmo bigamia, sobretudo feminina;

·        Negação de valores tradicionais, como caráter, coragem, integridade, etc.;

·        Ojeriza aos crentes de qualquer credo, sobretudo aos mais conservadores;

·        Defesa do desarmamento.

 

Obviamente poderíamos citar outras coisas que são parte do cotidiano dos brasileiros, mas causam repulsa nos intelectuais de esquerda, sobretudo nos mais militantes. Isto denota o elitismo típico dos coletivistas. Eles têm certeza de que são seres superiores, iluminados, enquanto o resto da população, o povo, isto é, nós, somos ignorantes iludidos, alienados, como dizem eles, pela mídia, pelo capitalismo, pela (falta de) cultura, etc.

Talvez pelo fato do Brasil ser uma sociedade elitista desde sua origem, marcada que foi pela escravatura, o esquerdismo caia como uma luva nas mãos dos nossos dirigentes. Até mesmo aqueles que aparentemente têm origem popular rapidamente se vem atraídos pelos hábitos suntuosos dos elitistas, como prova Lula da Silva. Essa é uma brecha a ser explorada pelos liberais-conservadores na luta pelo espaço perdido. Nos próximos textos resgatarei a idéia de elitismo para avaliar as políticas públicas de educação, saúde, transporte e, principalmente, as questões urbanas.

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PROBLEMA DO DÉFICIT HABITACIONAL - PARTE 2

O ELEITOR BRASILEIRO E O EFEITO MÚCIO

COMENTÁRIOS SOBRE O CENÁRIO ATUAL