ÔNIBUS SÃO MAIS LENTOS QUE AUTOMÓVEIS E A QUESTÃO DOS TÁXIS
No Caderno Cidades/Metrópole do Estado de S. Paulo de hoje (quinta, 6/3/08), na página C5 saiu uma reportagem sobre a velocidade dos ônibus
A questão reforça o quem venho dizendo a tempo: o transporte público não funciona bem, e só quem não pode usar outros meios opta por ele. Na semana passada saiu um informativo da ANTT de que o número de viagens individuais já superou o de viagens em coletivos nas cidades com mais de 60 mil habitantes. O Crescimento no uso de motocicletas contribuiu muito para isso. Em planejamento a urbano a questão deve ser modificada, colocando em evidência o que se quer com a política de transporte: favorecer a mobilidade do cidadão ou promover determinado modal de transporte em detrimento de outro?
No caso de São Paulo a solução apontada por "especialista" é a de que se deve priorizar para os ônibus o uso das vias. Em Curitiba, que é a cidade que mais amplamente viabilizou esta estratégia, o resultado foi satisfatório até certo ponto. Temos um sistema de ônibus que corre por canaletas exclusivas, que não resolveu muito o problema da velocidade nos deslocamentos, que até onde sei fica abaixo de
Vou reforçar aqui minha opinião: um sistema de transporte urbano multimodal, que vise a mobilidade do cidadão deve ser necessariamente multi-modal, favorecendo os deslocamentos combinados entre automóvel e ônibus quando for conveniente e possível. Para isso é preciso romper com a aparente dualidade entre transporte coletivo e transporte individual, e pensa-los simplesmente como formas de transporte urbano que devem cooperar para a mobilidade dos cidadãos.
Aproveitando a nota, gostaria de fazer uma menção sobre a questão dos táxis. Em Curitiba há pouco mais de 2.250 licenças para táxis. Isto é menos do que há em outras capitais. Por exemplo Porto Alegre tem 3.925 táxis e Salvador 7.264. Não sei destas outras cidades, mas em Curitiba um taxista ganha, descontadas as despesas, uma média de R$ 4.500,00 por mês, o que me parece absurdo, dado um motorista particular tira muito menos por mês. Em Curitiba há 1,27 táxis para cada mil habitantes. Só para comparar
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