VEJA INDICA MEDIDAS PARA MELHORAR O TRÂNSITO


 

O site da Veja tem uma matéria sobre as medidas que deveriam ser tomadas para melhorar o trânsito de São Paulo. Para chegar a estas medidas foram consultados vários especialistas. As principais medidas de curto prazo para melhorar o tráfego na cidade são:

1.    Tolerância zero com infratores

2.    Fiscalizar o rodízio

3.    Aumentar a velocidade nos corredores de ônibus

4.    Tirar das ruas os carros em mau estado de conservação

5.    Tirar das ruas os carros irregulares

6.    Criar área de retenção para motos

7.    Incentivar os ônibus fretados

As medidas apontadas para a solução do trânsito no curto prazo passam quase todas pela repressão ao mal motorista, sendo que apenas duas são de responsabilidade direta do poder público. Particularmente acho que as cinco primeiras medidas são de fato importantes para melhorar o trânsito, apesar de ser particularmente contrário ao rodízio. Aumentar a velocidade dos ônibus nos corredores de transporte não é uma medida fácil de ser cumprida. No texto anterior eu comentei a questão da velocidade dos ônibus, que em São Paulo é de 12 km/h em média.

As áreas de contenção para motos são espaços para permitir que as motos arranquem antes que os carros nos semáforos, para evitar esbarrões. O melhor mesmo seria que todos os motoristas parassem no sinal com a marcha engrenada e olhasse para o semáforo, e não ficassem esperando o carro ao lado arrancar. Isto já faria uma grande diferença. Em Belém, em alguns semáforos, há um cronometro que avisa quantos segundos faltam para o sinal abrir. Em São José dos Pinhas - PR há um tipo de semáforo semelhante, que avisa quando o tempo está se esgotando. A grande vantagem é impedir que alguns ogrocéfalos bloqueiem o cruzamento, o que é relativamente comum.

Por fim, incentivar ônibus fretado depende da forma como será feito o incentivo. Se incentivar significa favorecer de alguma forma, como isenção de impostos, subsídio ou algo do gênero, provavelmente o resultado será negativo, causando um novo problema.



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PROBLEMA DO DÉFICIT HABITACIONAL - PARTE 2

O ELEITOR BRASILEIRO E O EFEITO MÚCIO

COMENTÁRIOS SOBRE O CENÁRIO ATUAL