O MAIS LIVRE DOS MUNDOS POSSÍVEIS

Por Fernando R.

A questão mais debatida por todos os liberais, em todos os lugares, é qual deve ser o grau de intervenção do Estado na economia. De fato, a ideologia liberal e seus dogmas todos se baseiam no princípio de que a ação individual é melhor que a coletiva, e que o mercado é melhor do que os burocratas para decidir o que deve ou não deve ser produzido. Portanto, a intervenção do Estado na economia, e não apenas na economia, mas na sociedade como um todo, é uma questão primária a ser debatida por qualquer liberal.
Contudo, devemos ter presente que as questões fundamentais e teóricas funcionam de um jeito nem sempre compatível com a realidade. Dado este fato, todos os defensores do liberalismo devem ter presente e claro para si que o máximo que conseguiremos é construir um mundo tão liberal quanto possível for num determinado momento. E esta possibilidade depende, em última instância, das instituições existentes e do contexto mundial.
Se imaginarmos um mundo de um só país, é possível pensar na possibilidade de uma maximização completa do bem-estar das pessoas, os cidadãos do mundo, a partir do ponto de vista unicamente econômico. Na prática, este mundo ainda está distante, e talvez nem seja desejável. Mas no nosso mundo imperfeito, com as instituições que temos e as pessoas que compõem nossas sociedades, problemas não econômicos continuam a existir e não podemos fugir deles simplesmente ignorando que eles existem.
Quando um governo liberal aparecer, e imagino que isso acontecerá um dia, devemos estar preparados para enfrentar as diversas questões que serão postas de modo pragmático, tendo, porém, como referencial ações que promovam a liberdade através das instituições existentes. Termos que apresentar respostas para inúmeras questões que estão na pauta do dia, mas que nem sempre foram postas por nós, como educação e saúde pública, segurança nacional, marcos regulatórios e leis ordinárias e extraordinárias. Somente mantendo estas idéias na cabeça será possível construir o mais livre dos mundos possíveis.

 
Fernando R. F. de Lima
www.democraciaeliberdade.com.br
www.democraciaeliberdade.blogspot.com
P
or um mundo mais livre e melhor!



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PROBLEMA DO DÉFICIT HABITACIONAL - PARTE 2

O ELEITOR BRASILEIRO E O EFEITO MÚCIO

COMENTÁRIOS SOBRE O CENÁRIO ATUAL