Imagem do Leste da Região Metropolitana de Curitiba

Nesta imagem que aparece acima, tirada do Google Maps hoje a tarde e montada por mim, aparece a situação atual da ocupação no Leste de Curitiba. No Local onde está escrito Curitiba fica o Bairro Alto, que atualmente tem aproximadamente 80 mil habitantes. No canto esquerdo da foto aparece o Jokey Club, e a direita da linha vermelha tudo o que aparece é Região Metropolitana, principalmente Pinhais. Pinhais tem aproximadamente uns 110 mil habitantes. Também no lado direito aparece o Alfaville, e alguns quilômetros mais ao leste, na direita da foto, vemos alguns loteamentos.
No canto inferior da foto, há uma grande avenida que faz um contorno sinuoso e depois se encontra com outra avenida mais ao centro da foto. Por ali passa o único sistema de grande capacidade da região, o Bi-articulado Pinhais/Rui Barbosa. A aveninda com a qual ela cruza é vira a Vitor Ferreira do Amaral, que passa ao lado do Jokey Club e vai até o centro da cidade. Note-se que numa área onde vivem mais de 200 mil pessoas só há uma alternativa próxima de transporte de grande capacidade. Também é possível notar que a densidade de domicílios nesta área é quase sempre inferior a 80 hab/he. Não há prédios com mais de 4 andades e mesmo estes são raros.
Há algumas fábricas e o Alfaville como destaque. Muita desta área verde será convertida nos próximos anos em conjuntos habitacionais. Também é importante mencionar que uns 10 km mais ao leste, ou seja, à esquerda da foto, fica a cidade de Piraquara, onde moram mais de 50 mil pessoas. Creio que no futuro, não muito distante, muito mais gente irá morar nesta área verde que sobrou. Isto é efeito da ocupação populacional dispersa. O Alfaville certamente será engolido pela classe média baixa que o cerca.
Como comentário final, não há ciclovias, nem novos projetos de transporte para atender toda esta gente, da qual uma parcela crescente recorre ao automóvel para ir ao trabalho.
Comentários